Cia Pierrot Lunar - 32 anos
Espaço Aberto Pierrot Lunar - 17 anos
LINHA DA VIDA E HISTÓRICO
A Companhia Pierrot Lunar foi fundada em dezembro de 1993, após a conclusão do curso profissionalizante de teatro do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. Tem em sua gênese o pensar e experimentar a interpretação coletivamente, reunindo talentos, pessoas, ideias, inspirações e pulsões criativas em direção a algo maior, resultado do poder agregador e transformador do teatro. Seu nome foi inspirado na peça musical dodecafônica de Arnold Schoenberg, Pierrot Lunaire, e ciclo de poemas de Albert Giraud, que compunham exercícios de preparação para os primeiros espetáculos.
1993
Formatura no Palácio das Artes e constituição da Cia com a profissionalização dos dois espetáculos de formatura: “Teledeum”, com direção de Wilson Oliveira, e “Bodas de Sangue”, com direção de Cida Falabella. Entrada para o MTG - Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais.
1994
1ª sede no Lar dos Meninos Dom Orione, na Pampulha. Trabalho desenvolvido com a comunidade frequentadora do Lar dos Meninos Dom Orione, apresentando cenas curtas e abrindo os ensaios do novo espetáculo para a comunidade.
1995
Os espetáculos Teledeum e Bodas de Sangue cumprem temporada na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Bodas de Sangue cumpre nova temporada no Teatro João Ceschiatti. Montagem de cenas curtas para a comunidade do entorno da sede da Cia, o Lar dos Meninos Dom Orione.
1996
Processo de montagem de “Alice”, com direção de Fernando Mencarelli. Eram 6 atores - Léo Quintão, Neise Neves, Raul Starling, Herbert Tadeu, Pollyana Santos e Márcia Bechara.
1997
Saída da sede da Pampulha e saída de alguns integrantes da Cia. Montagem do espetáculo infantil “Yabba-Dabba-Doo! Uma História dos Flintstones”, com atores convidados - Fernanda Werneck, Henrique Carsalade, Marcelo do Vale, além de Neise Neves e Léo Quintão. Cenários executados pelo mestre Felício Alves. Ensaios aconteciam no salão de festas do prédio do Léo. Depois fechamos parceria com a Comunidade Luso-Brasileira, para ensaios e finalização do espetáculo.
1998
Temporadas de sucesso do espetáculo "Yabba-Dabba-Doo!" em diversos teatros de BH (Teatro Marília, Teatro da Praça, Teatro Alterosa, entre outros). Viagens pelo interior de São Paulo e circulação de cena curta oriunda do espetáculo, para a Cera Inglesa.
1999
encerramento de “Yabba-Dabba-Doo!”. Ativa participação da Cia no MTG, FIT e Estação em Movimento.
2000
Criação do primeiro guia de artes cênicas de BH, o PALCO BH e intensa participação no FIT e ações do MTG (Estação em Movimento).
2001
Lançamento do site do PALCO BH. Surgimento da 2ª sede da Cia, no bairro Santa Efigênia. Recebemos doação de algumas cadeiras antigas do Teatro Francisco Nunes.
2002
O PALCO BH é distribuído por todos os teatros de BH, em mais de 30 hotéis, bares, restaurantes e escolas.
2004
Suspensão do PALCO BH. Entrega da sede no bairro Santa Efigênia.
2005
PALCO BH na TV, na Way TV. Foram realizados 10 programas. Leitura dramática “Visões do Paraíso”. Texto de Branca Maria de Paula, atuação de Neise Neves e direção de Léo Quintão. Início da investigação do Universo Feminino.
2006
Processo de montagem do espetáculo “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”. Primeiros ensaios no Museu da Moda de Belo Horizonte. Ensaios na sede do grupo Real Fantasia e a finalização da montagem aconteceu na sede da Companhia Luna Lunera.
2007
Estreia na Caixa Clara, bairro Floresta, do espetáculo “Atrás dos Olhos das meninas Sérias”, com direção de Juarez Guimarães Dias, com participações em Festivais de Teatro, como o FIT/BH e o Festival de Teatro de Teresina, no Piauí (prêmio de melhor atriz e melhor ator coadjuvante).
2008
Abertura da 3ª sede da Cia, o Espaço Aberto Pierrot Lunar, em 20 de junho de 2008. Início da pesquisa da Narrativa em Cena. Encontros e entrada de novos atores. Aprofundamento da pesquisa. Bazar de Histórias.
2009
Processo do novo espetáculo da Cia, “Sexo”. Ensaios quase que diariamente. Os atores eram participantes do Projeto de Pesquisa da Cia, Luiz Rocha, Ronaldo Jannotti, Ludmilla Ramalho e Nando Motta, além de Léo Quintão.
2010
Estreia do “Sexo”, com direção de Juarez Guimarães Dias e assistência de direção de Neise Neves. Luz de Bruno Cerezoli e cenário de Ed Andrade. Montagem do primeiro espetáculo de rua da Cia, o “Acontecimento em Vila Feliz”, com os mesmos atores do espetáculo SEXO.
2011
Estreia do espetáculo “Acontecimento em Vila Feliz”, com direção de Léo Quintão. No elenco estão Neise Neves, Léo Quintão, Luiz Rocha, Nando Motta, Ronaldo Jannotti e Mariana Câmara. Apresentações dos espetáculos em repertório. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Viagens do espetáculo “Sexo”, para festivais e cidades do interior de Minas. Curadoria e Produção do 21º Encontro SESI de Artes Cênicas.
2012
Viagens do espetáculo “Acontecimento em Vila Feliz” pelo interior de Minas, através de parceria com sindicatos rurais. Criação do Pierrot Teen - grupo de formação da Cia Pierrot Lunar. Sessões do Café com Cinema, cineclube gratuito da Cia. Curadoria e Produção do 22º Encontro SESI de Artes Cênicas.
2013
Programação comemorativa dos 20 anos da Cia. Intercâmbios. Estreia do espetáculo “Tudo de Nós”, do Pierrot Teen, grupo de formação da Cia Pierrot Lunar, com direção e dramaturgia de Léo Quintão e Juarez Guimarães Dias. Falta de patrocínio para novo espetáculo. Saída de integrantes. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Temporada do espetáculo em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto, com Priscilla Cler. Oficinas de Inverno da Cia. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar. Produção do documentário “Teatro de Grupo - Pierrot Lunar 20 anos - 1993 - 2013”, ainda em fase de finalização.
2014
Participação do espetáculo de rua “Acontecimento em Vila Feliz”, no FIT/BH. Reestruturação da Cia. Ampliação das áreas de atuação. Viagens do espetáculo de rua “Acontecimento em Vila Feliz”, por diversos festivais do Brasil. Programação do Espaço aberto Pierrot Lunar. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Temporadas do espetáculo em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto, com Priscilla Cler. Oficinas de Inverno da Cia. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar.
2015
Lançamento do CURTA DANÇA - mostra de danças curtas. Lançamento do Café com Cinema - edição curtas jovens realizadores. Temporadas dos espetáculos em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias” e “Acontecimento em Vila Feliz”. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto e Consciência Corporal, com Rubens Aredes. Lançamento do Aberto Para o Jantar - coma, beba e seja feliz, evento gastronômico da Cia Pierrot Lunar. Leitura dramática de “Bodas de Sangue”, no Memorial Vale, com o elenco original de 1993 e Cida Falabella no papel principal. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar.
2016
Segunda edição do CURTA DANÇA - mostra de danças curtas. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Temporadas dos espetáculos em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias” e “Acontecimento em Vila Feliz”. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto e Consciência Corporal, com Rubens Aredes. Oficina de Dramaturgia com Vinícius Souza e Luis Alberto de Abreu, para levantamento de mote para novo espetáculo da Cia. Lançamento de edital do Pierrot Teen 2016, grupo de formação da Cia Pierrot Lunar. 5 edições do Aberto Para o Jantar - coma, beba e seja feliz, evento gastronômico da Cia Pierrot Lunar. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar.
2017
Temporada do espetáculo em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto e Consciência Corporal, com Rubens Aredes. Ensaios do novo espetáculo da Cia Pierrot Lunar, “Um Pouco de Ar, Por Favor”, com direção de Chico Pelúcio. 2 edições do Aberto Para o Jantar - coma, beba e seja feliz, evento gastronômico da Cia Pierrot Lunar. Cursos, oficinas, palestras e ensaios com o novo Pierrot Teen. Ensaio do espetáculo “Meus Cliques”, do Pierrot Teen, grupo de formação da Cia Pierrot Lunar, com direção de Neise Neves e Léo Quintão. Filmagem do longa metragem “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”, com direção de Carlos Canela, inspirado no espetáculo e no romance FALAR, que deu origem ao espetáculo. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar.
2018
Lançamento do edital da terceira edição do CURTA DANÇA - mostra de danças curtas, que acontecerá em junho de 2018. Comemoração dos 10 anos do Espaço Aberto Pierrot Lunar, em junho. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto e Consciência Corporal, com Rubens Aredes. Ensaios do novo espetáculo da Cia Pierrot Lunar, “Um Pouco de Ar, Por Favor”, com direção de Chico Pelúcio, que estreiou em 20 de abril. Produção executiva de Paula Libéria. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar. 19º edição do Bazar de Histórias, em dezembro.
2019
2019
Nova temporada do espetáculo Um Pouco de Ar, Por Favor, durante a 45ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, no CCBB, em janeiro. Lançamento do edital da quarta edição do Curta Dança - mostra de danças curtas.
Reforma do telhado (camarim e depósito de material e parte técnica) do Espaço Aberto Pierrot Lunar em fevereiro e março.
Circulação do espetáculo Um Pouco de Ar, Por Favor por 5 cidades do interior de São Paulo (Araraquara, Birigui, Franca, Marília e Rico Claro), por meio do edital SESI VIAGEM TEATRAL - espetáculos inéditos 2019. Equipe com Arthur Barbosa, na produção, Kaká Corrêa, na iluminação e Fabiano Lana, na projeção.
Lançamento do Curso REINVENTA - Narrativas de Si, com Neise Neves.
Reforma do telhado (camarim e depósito de material e parte técnica) do Espaço Aberto Pierrot Lunar em fevereiro e março.
Circulação do espetáculo Um Pouco de Ar, Por Favor por 5 cidades do interior de São Paulo (Araraquara, Birigui, Franca, Marília e Rico Claro), por meio do edital SESI VIAGEM TEATRAL - espetáculos inéditos 2019. Equipe com Arthur Barbosa, na produção, Kaká Corrêa, na iluminação e Fabiano Lana, na projeção.
Lançamento do Curso REINVENTA - Narrativas de Si, com Neise Neves.
2020
O ano começa com um nova temporada do espetáculo Um Pouco de Ar, Por Favor, durante a 46ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, no teatro Marília, em fevereiro.
O Espaço Aberto Pierrot Lunar passou por pequena reforma, incluindo pintura de paredes, banheiros e uma nova cozinha. Todo grid foi alterado, criação de novos pontos de luz, cabeamento, varas e novo mapa.
Em março de 2020, a PANDEMIA da COVID 19 para todas as atividades da Cia e do Espaço Aberto Pierrot Lunar.
Em março de 2020, a PANDEMIA da COVID 19 para todas as atividades da Cia e do Espaço Aberto Pierrot Lunar.
Criação do QUARENTENA TEATRAL, um projeto da Cia para leitura de textos clássicos, modernos ou que já foram montados pelo grupo.
Captação do projeto Plurianual do Espaço Aberto Pierrot Lunar, para a manutenção e programação.
Montagem do primeiro trabalho totalmente digital da Cia Pierrot Lunar, ANTIGAMENTE É QUANDO? A convite do SESC Palladium, a cia desenvolve um trabalho feito em casa, para o Instagram e com duração de 30 minutos e ao vivo. Equipe formada por Ana Regis, Kaká Corrêa, Arthur Barbosa, além de Neise Neves e Léo Quintão, no elenco.
Dezembro foi mês de BAZAR DE HISTÓRIAS ao vivo pelo canal do YouTube da Cia Pierrot Lunar/Espaço Aberto Pierrot Lunar.
O ano termina com o lançamento da Chamada para Seleção Espaço Aberto Para Ensaios.
Equipe Cia Pierrot Lunar e Espaço Aberto Pierrot Lunar - Léo Quintão, Neise Neves, Kaká Corrêa e Arthur Barbosa.
2021
Em função da PANDEMIA da COVID 19, todas as atividades da Cia e do Espaço Aberto Pierrot Lunar estão sendo transmitidos pelas redes sociais, Instagram, Facebook e YouTube. Equipe Cia Pierrot Lunar e Espaço Aberto Pierrot Lunar - Léo Quintão, Neise Neves, Kaká Corrêa e Arthur Barbosa.
Em 29 de janeiro foi divulgado o resultado da Chamada para Seleção Espaço Aberto para Ensaios.
Encerrando o mês de fevereiro aconteceu o MÚSICA ABERTA 2021, o encontro entre Luiz Rocha e Clara Ernest. O evento foi realizado em nossa sede, o Espaço Aberto Pierrot Lunar e transmitido ao vivo para o nosso canal no YouTube.
Em março, precisamente no dia 8, acontece a abertura do MULHERES EM CENA, com o bate papo os Papéis da Mulher Artista, com a mediação de Ana Regis e a participação de Neise Neves (gestora da Cia Pierrot Lunar) e das atrizes Marina Viana e Kelly Crifer, respectivamente dos espetáculos A MULHER QUE ANDAVA EM CÍRCULOS e ENSAIO PARA A SENHO AZUL. Os espetáculo tiveram suas gravações adiadas em função da Covid 19, mas serão gravados e exibidos em nosso canal no Youtube.
Lançamento do Chamamento MOSTRA 4 por 1 - uma mostra de quatro experiências em teatro digital, inéditas ou não, tendo apenas um ator ou uma atriz em cena, a serem exibidas em transmissão ao vivo pela internet, no canal da Cia Pierrot Lunar/Espaço Aberto Pierrot Lunar, no mês de abril de 2021.
2022
De 25 a 29 de abril tivemos a MOSTRA 4 por 1, com a apresentação ao vivo de quatro experiências em teatro digital. Foram exibidas TONINHO CAETANO TEM UM SOLO, REZA, EU NÃO ESTOU BEM e INFLEXO TEATRO. Foram AGOSTO teve o Chamamento ESPAÇO ABERTO PARA ENSAIOS. SETEMBRO teve o Chamamento do OCUPE ESPAÇO, um espaço voltado para a imersão artística e a inscrição para a OFICINA REINVENTA - Narrativas de Si, com Neise Neves. Em setembro lançamos o DOC do espetáculo UM POUCO DE AR, POR FAVOR. Exibição do espetáculo ANTIGAMENTE, É QUANDO? Sinal liberado em nosso canal no YouTube, nos dias 29 e 30 de dezembro.
Equipe Cia Pierrot Lunar e Espaço Aberto Pierrot Lunar - Léo Quintão, Neise Neves, Kaká Corrêa e Arthur Barbosa.
2023
Chamamento ESPAÇO ABERTO PARA ENSAIOS. As inscrições aconteceram de 13 de fevereiro a 13 de março.
MÚSICA ABERTA, com Júlia's - poema em duas linhas. Dia 25 de fevereiro ao pela internet e presencial.
Março foi do evento MULHERES EM CENA, com a apresentações dos espetáculos PEIXES, de Ana Regis, no dia 10, às 20h.; e MACBETH22, com Mariana Muniz, dia 11, 20h.
De 24 a 28 de maio, aconteceu mais uma edição do CAFÉ COM CINEMA - CURTA JOVENS REALIZADORES, com a exibição de 22 curtas de todo o país. Foram mais de 8.000 visualizações em apenas 4 dias de exibição.
1º de JULHO, dia de comemorarmos os 15 anos do ESPAÇO ABERTO PIERROT LUNAR, mês de lançamento do nosso MiniDoc e a 24ª edição do BAZAR DE HISTÓRIAS, com show de Luiz Rocha, Lydia Del Picchia e Marcelo Veronez, além de apresentações de teatro, exibição de curtas e barraquinhas com expositores.
Visita da Cia ABRAÇÃO ao Espaço Aberto Pierrot Lunar.
O Espaço Aberto Pierrot Lunar, no ano em que comemora 15 anos de realizações nas artes, recebeu a Certificação como Ponto/Pontão de Cultura através da plataforma da Rede Cultura Viva nos termos da Lei n. 13.018, de 22 de julho de 2014 (Política Nacional de Cultura Viva), e da Instrução Normativa MinC n. 08, de 11 de maio de 2016 que a regulamenta.
No dia 2 de setembro aconteceu o CONCURSO INTÉRPRETE DE LIBRAS MUSICAL, às 19h. Durante o mês de setembro de 2023, o Espaço Aberto Pierrot Lunar recebeu a oficina do projeto SOLO EM FOCO, com a coordenação de Ludmilla Ramalho e Gui Augusto. A oficina foi ministrada por Bia Nogueira.
OUTUBRO teve o Chamamento do OCUPE ESPAÇO, um espaço voltado para a imersão artística.
No dia 31 de outubro recebemos a defesa de dissertação de mestrado - TEATRO DIGITAL: uma experiência da Cia Pierrot Lunar em " Antigamente, é quando?", da atriz, gestora e fundadora da Cia Pierrot Lunar, Neise Neves.
Em 29 de novembro recebemos o espetáculo infantil PRU-TI-TI, memórias de estimação, da Insensata Cia de Teatro, Minas Gerais.
Nos dias 1 e 2 de dezembro, Camila Furtunato, selecionada no Chamamento Espaço Aberto para Ensaios, apresentou o resultado que culminou no seu TCC, MUTAÇÕES.
No dia 11 de dezembro foi apresentada a finalização do Chamamento do OCUPE ESPAÇO - 2º semestre.
Dia 20 de dezembro foi o último dia da OFICINA REINVENTA - Narrativas de Si.
2024
No dia 24 de fevereiro realizamos o Workshop aberto a estudantes de escolas públicas e artistas, A DRAMATURGIA FALA COM QUEM?, com Arthur Barbosa.
O dia 13 de março foi dia do elenco do espetáculo de rua ACONTECIMENTO EM VILA FELIZ se encontrar para fechar agenda de ensaios e das apresentações para o Projeto Pierrot Lunar Circuito 30 anos, Projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Patrocínio MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S.A.
Projeto PIERROT LUNAR Circuito 30 anos - nº: 1452/2022. Os ensaios musicais começaram a partir do dia 18 de março e se estenderam durante todo o mês.
UM POUCO DE AR, POR FAVOR - leitura comentada, aconteceu no dia 3 de abril, quarta, às 19h30. Um encontro entre atores, equipe, convidados e público, para uma leitura do texto do espetáculo que volta aos palcos esse ano.
Dia 6 de abril foi dia de ABERTO PARA O JANTAR - edição especial de almoço, com a Feijoada Vegana do Jay Rama, acompanhada de JANAMÔ, Nalu Pimenta e IZANDra Machado. Abril também foi mês do início da OFICINA DE RITMOS LATINO-AMERICANOS, com Belisário Tonsich. Toda terça, a partir das 20h.
A partir do dia 8 de maio, a atriz e produtora Ana Cecília, começa a somar com a Pierrot a sequência do ano e novos projetos.
Durante o mês de maio, todo o figurino do espetáculo Acontecimento em Vila Feliz, teve sua reforma captaneada pela figurinista Tereza Bruzzi e por Carlos Selim.
As apresentações do nosso espetáculo de rua aconteceram na Praça Melo Viana, em Sabará, no dia 13 de julho, às 10h30; no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no dia 14 de julho, às 10h30; e no Parque Jacques Costeau, no dia 20 de julho, às 10h30. Todas as apresentações contaram com o intérprete de Libras, Uziel Ferreira.
Em julho e agosto o Espaço Aberto Pierrot Lunar, sede da Cia, passou por obras. Adaptação de um banheiro acessível, com rampa e todos acessórios necessários para um bom uso, além de uma reforma nos outros dois banheiros, cozinha e teto. Toda a parte elétrica foi refeita, com a instalação de novos disjuntores e nova caixa de energia na área da cozinha.
Fim de agosto foi marcado pela retomada dos ensaios do espetáculo UM POUCO DE AR, POR FAVOR.
Em 28 de setembro foi publicada uma crítica escrita por Diogo Horta, sobre o nosso espetáculo de rua ACONTECIMENtO EM VILA FELIZ. Crítica está publica no site do espetáculo https://acontecimentoemvilafeliz.blogspot.com
Em outubro, duas apresentações do espetáculo UM POUCO DE AR, POR FAVOR. Dia 12, na Casa de Candongas, 20h.; e dia 26, no C.A.S.A, 20h.
Dia 13 de outubro, domingo, a partir das 9h. Foi dia de encontro para montarmos a linha da vida da Cia Pierrot Lunar, dentro dos seus 30 anos.
Em novembro, duas apresentações do espetáculo UM POUCO DE AR, POR FAVOR, dia 16, na ZAP18, 20h.; e dia 22, no Galpão Cine Horto, 21h.
A apresentação do nosso espetáculo de rua ACONTECIMENTO EM VILA FELIZ, na Praça Duque de Caxias, no dia 23 de novembro, às 16h30, com o intérprete de Libras, Uziel Ferreira.
No dia 14 de novembro, quinta, às 19h., o Espaço Aberto Pierrot Lunar aconteceu um encontro voltado para artistas, produtores, gestores culturais e Pontos de Cultura, a 1ª EDIÇÃO ACESSIBILIDADE EM CENA, com a condução de Uziel Ferreira e Natalia Candido, que pretende tirar dúvidas, ensinar e discutir a acessibilidade em cena. Em novembro também aconteceu o CAFÉ COM CINEMA Cinema Multi - Grupos de Teatro e o Cinema. Para inaugurar a primeira fase do Cinema Multi, que foi de 13 de novembro a 11 de dezembro de 2024, a curadoria propôs filmes, curtas ou longas, realizados por artistas do teatro. As sessões aconteceram sempre às quartas, às 19h30, com entrada gratuita e bate papo ao final, comandado pelo ator Glicério do Rosário. Foram exibidos os filmes: Dia 13/11, longa ALMA, com direção de Ana Rosa Tezza; Dia 20/11, com os curtas NESTA DATA QUERIDA, com direção de Juliana Antunes; PARTIDA DE VÔLEI À SOMBRA DO VULCÃO, com direção Clarissa Campolina e Fernanda Viana; no Dia 27/11, com longa documentário MÁQUINA DO DESEJO – 60 anos do teatro Oficina, com direção de Joaquim Castro e Lucas Weglinski; DIA 04/12, com os curtas ARAGEM, com direção de Ricardo Alves Jr.; MEMÓRIAS ENFERRUJADAS - ressonâncias, com direção de Tayhú Durigon Wieser; PRIMEIRA PERDA DA MINHA VIDA, com direção de Inês Peixoto; O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO, com direção de Carlos Canela - Carabina Filmes, no Dia 11/12, o longa de ficção ATRÁS DOS OLHOS DAS MENINAS SÉRIAS, com direção de Carlos Canela.
Em dezembro aconteceu o lançamento do livro INFINITA BABEL, de Marcos Donato. O tradicional BAZAR DE HISTÓRIAS, evento multicultural promovido no Espaço Aberto Pierrot Lunar, desde 2008, chegou à sua 25ª edição, novamente em clima de festa. No dia 14 de dezembro, sábado, das 15 às 23h, a Cia Pierrot Lunar celebrou seus 30 anos de existência com muitas atrações: Expositores Estúdio 739, Garimpo Jaguar, Toque Zambê, Brechó dos Anjos, Débora Personalizados e Studio Fótico; Comida com Petiscos da Baixa; Teatro com A CHORONA - Atuação e dramaturgia: Ana Beatriz Cucaroli; TESOURINHA - Com Pigmentar Cia; PALITO DE DENTE - Leitura Dramática - Com atuação e dramaturgia: Ariana Santos e Direção de Arthur Barbosa; Dança com Y… YO PUEDO - Com Rosana Conde e Brisa Shayú e UMA JANELA PARA O MAR - Com Coletivo Biruta; Cinema com três curtíssimos do Café com Cinema - Cinema Multi FRONTEIRAS, de Direção: Matheus Doninha; TRABALHADORES NA ESTAÇÃO, de Direção: Matheus Doninha; O INVASOR, realização de Lucas Campolina; Música com MOVER OS PÉS, com alunos de Cajon de Belisário Tonsich; MONSTRAS, com Cynthia Paulino, Neise Neves e Marta Neves; Show Festa 30 anos com BELLA À LA CARTE, um menu Drag e Musical, com Bella la Pierre. Fechando o mês e o ano, recebemos a Cia Cansada, em residência criativa, para novo trabalho intitulado TRAGO SEU AMOR DE VOLTA, em única apresentação dia 20 de dezembro, 20h. Sempre de portas abertas para receber os Pierrots e parceiros, Arthur Barbosa e Kaká Correa. Concepção, dramaturgia e atuação: Arthur Barbosa. Direção Audiovisual: Letícia Leão
Iluminação: Kaká Correa.
2025
Janeiro começa com residência artística com Teatro Oxunista, de Júlia Tizumba - Residência Artística *Vozes Mulheres #2*. Foram 4 encontros destinados ao trabalho cênico-musical de mulheres artistas. De 20 a 23/01.
Em fevereiro teve a apresentação do espetáculo UM POUCO DE AR, POR FAVOR, de 6 a 15 do mesmo mês, na 50º Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, no Espaço Aberto Pierrot Lunar. Lançamento do chamamento do CAFÉ COM CINEMA Curta Jovens Realizadores, com inscrições de 17 de fevereiro a 16 de março. No dia 24 de fevereiro, SEGUNDA, às 19h., o Espaço Aberto Pierrot Lunar aconteceu um encontro voltado para artistas, produtores, gestores culturais e Pontos de Cultura, a 2ª EDIÇÃO ACESSIBILIDADE EM CENA, com a condução de Uziel Ferreira e Ademar Alves Jr., que pretende tirar dúvidas, ensinar e discutir a acessibilidade em cena.
Os meses de março e abril foram voltados para o CAFÉ COM CINEMA, com a Mostra Mulheres no Cinema, dias 19 e 26 de março e 02 e 09 de abril, com a exibição dos filmes A BARONESA, de Juliana Antunes; A ESTAÇÃO, com direção de Cristina Maure; A BATALHA DAS COLHERES, de Fabiana Leite; RIO DE MULHERES, de Cristina Maure e MARIAS, com direção de Lumilla Curi. Após cada sessão, um debate sob o comando da atriz Cláudia Assunção, agitou os frequentadores.
Em maio tivemos a exibição presencial dos CURTAS mais curtidos da Mostra Café com Cinema Curta Jovens Realizadores. Nos dias 9 e 10 MAIO, sexta e sábado, 19h30, teremos a exibição dos CURTAS mais CURTIDOS durante a primeira fase.
Foram dois dias de cinema, pipoca, bate papo e premiação! DIA 9 - SEXTA - Marcado em Barro - Caruaru/PE, Odisseia do Xixi - Franca/SP, Bounce - BH/MG, Egressão - BH/MG, Pedagogias da Navalha - RJ/RJ, A Sombra - SP/SP e Depois do Fim - SP/SP. Com bate papo ao final, com Cláudio Costa Val, da Escola Livre de Cinema. DIA 10 - SÁBADO - Casa Circo Gamarra - Contagem/MG, Penca no Parque - BH/MG, A Mulher sem rosto - BH/MG, Entre Linhas e Lutas - Jacareí/SP, O Carnaval é de Pelé - Caruaru/PE, O Cabeleireiro - São Bernardo do Campo/SP e Do Tanto de Telha no Mundo - Fortaleza/CE. Ao final houve a entrega do prêmio ao CURTA mais CURTIDO.
Em junho recebemos Kenia Dias, com a Oficina CORPO-Acúmulo. Foram 3 dias de oficina. No dia 12 de junho, às 20h, recebemos o solo premiado HOMEM-BOMBA, com o ator Luiz Arthur, sobe ao palco do Espaço Aberto Pierrot Lunar em uma noite intensa.
Nos dias 18 e 25 de junho e 02 e 09 de julho, o Café com Cinema apresentou a MOSTRA JANELA QUEER, com exibição de curtas e longas. Entre as produções, serão exibidos oito filmes, sendo 5 curtas e 3 longas metragens - todos com a temática LGBTQIAPN+. A Mostra se inicia com o filme EU, UM OUTRO, de Sílvia Godinho, de Belo Horizonte, na quarta-feira do dia 18 de junho, às 19h30. E segue nas próximas quartas, no mesmo horário, quarta - dia 25 de junho tem TIA NINA SAPATÃO, de Fanchecéticas Coletiva; DIÁSPORA QUEER - Noruega-Brasil – Ep 1 e DIÁSPORA QUEER - Brasil-Noruega – Ep 2, de Flip Couto; DEPOIS DO FIM, de Amora Tito e CARNE FRESCA, de Giovani Barros, quarta - dia 2 de julho tem SÃO PAULO EM HI-FI, direção de Lufe Steffen e, pra fechar a programação, quarta - dia 09 de julho, tem PARQUE DE DIVERSÕES, direção de Ricardo Alves Jr. A curadoria do cineclube “Café com Cinema JANELA QUEER” foi realizada pelos artistas Arthur Barbosa e Kaká Correa. Todas as exibições serão seguidas de um bate-papo descontraído, comandado pela artista e jornalista Bramma Bremmer, além da presença, em algumas sessões, de diretores, diretoras e equipe dos filmes.
Em julho lançamos o chamamento do projeto da Mostra Teatro e a Tela, uma mostra de criações híbridas em diálogo entre o teatro e o audiovisual, com público presencial e remoto.
Em setembro, o Espaço Aberto Pierrot Lunar apresentou a Mostra Kleber Mendonça Filho, dentro do nosso cineclube, o Café com Cinema. Foram exibidos 3 CURTAS - Vinil Verde (2004), Eletrodoméstica (2005) e Recife Frio (2009); além de 3 LONGAS - O Som ao Redor (2013), Aquarius (2016) e Bacurau (2019). As sessões aconteceram toda quarta-feira de setembro, sempre às 19h30, com entrada franca, pipoca e bate-papo comandado pela atriz e produtora Mariana Câmara. Dia 20 de setembro, sábado, foi dia da Mostra Teatro e a Tela - experimentações híbridas entre o teatro e o audiovisual. Foram selecionadas 6 cenas, EVA, PARA MARTINA, TRAVAS, CACHÊ TESTE, CHAT QQQ e PALITO DE DENTE, com a presença de 100 pessoas na plateia e transmissão online pelo nosso canal no YouTube.
No dia 5 de outubro, domingo, 11h., no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, tivemos apresentação do espetáculo de rua ACONTECIMENTO EM VILA FELIZ, dentro da programação do Circuito Municipal de Cultura.
Site Cia Pierrot Lunar
Blogs do Espaço Aberto e de espetáculos e projetos
Páginas no Facebook
Comentários