Pular para o conteúdo principal

Linha do Tempo


Cia Pierrot Lunar - 29 anos
Espaço Aberto Pierrot Lunar - 15 anos

LINHA DA VIDA E HISTÓRICO
A Companhia Pierrot Lunar foi fundada em dezembro de 1993, após a conclusão do curso profissionalizante de teatro do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. Tem em sua gênese o pensar e experimentar a interpretação coletivamente, reunindo talentos, pessoas, ideias, inspirações e pulsões criativas em direção a algo maior, resultado do poder agregador e transformador do teatro. Seu nome foi inspirado na peça musical dodecafônica de Arnold Schoenberg, Pierrot Lunaire, e ciclo de poemas de Albert Giraud, que compunham exercícios de preparação para os primeiros espetáculos.

1993 - Formatura no Palácio das Artes e constituição da Cia com a profissionalização dos dois espetáculos de formatura: “Teledeum”, com direção de Wilson Oliveira, e “Bodas de Sangue”, com direção de Cida Falabella. Entrada para o MTG - Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais.

1994 - 1ª sede no Lar dos Meninos Dom Orione, na Pampulha. Trabalho desenvolvido com a comunidade frequentadora do Lar dos Meninos Dom Orione, apresentando cenas curtas e abrindo os ensaios do novo espetáculo para a comunidade.

1995 - Os espetáculos Teledeum e Bodas de Sangue cumprem temporada na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Bodas de Sangue cumpre nova temporada no Teatro João Ceschiatti. Montagem de cenas curtas para a comunidade do entorno da sede da Cia, o Lar dos Meninos Dom Orione.

1996 - 6 atores / Processo de montagem de “Alice”, com direção de Fernando Mencarelli.

1997 - saída da sede da Pampulha e saída de alguns integrantes da Cia. Montagem do espetáculo infantil “Yabba-Dabba-Doo! Uma História dos Flintstones”, com atores convidados.

1998 - Temporadas de sucesso do espetáculo "Yabba-Dabba-Doo!", viagens pelo interior de São Paulo e circulação de cena curta oriunda do espetáculo, para a Cera Inglesa.

1999 - encerramento de “Yabba-Dabba-Doo!”. Ativa participação da Cia no MTG, FIT e Estação em Movimento.

2000 - Criação do primeiro guia de artes cênicas de BH, o PALCO BH e intensa participação no FIT e ações do MTG (Estação em Movimento).

2001 - Lançamento do site do PALCO BH. Surgimento da 2ª sede da Cia, no bairro Santa Efigênia.

2002 - O PALCO BH é distribuído por todos os teatros de BH, em mais de 30 hotéis, bares, restaurantes e escolas.

2004 - Suspensão do PALCO BH. Entrega da sede no bairro Santa Efigênia.

2005 - PALCO BH na TV, na Way TV. Leitura dramática “Visões do Paraíso”. Texto de Branca Maria de Paula, atuação de Neise Neves e direção de Léo Quintão. Início da investigação do Universo Feminino.

2006 - Processo de montagem do espetáculo “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”.

2007 - Estreia do espetáculo “Atrás dos Olhos das meninas Sérias”, com direção de Juarez Guimarães Dias, com participações em Festivais de Teatro, como o FIT/BH e o Festival de Teatro de Teresina, no Piauí (prêmio de melhor atriz e melhor ator coadjuvante).

2008 - Abertura da 3ª sede da Cia, o Espaço Aberto Pierrot Lunar. Início da pesquisa da Narrativa em Cena. Encontros e entrada de novos atores. Aprofundamento da pesquisa. Bazar de Histórias.

2009 - Processo do novo espetáculo da Cia, “Sexo”.

2010 - Estreia do “Sexo”, com direção de Juarez Guimarães Dias, e montagem do primeiro espetáculo de rua da Cia, o “Acontecimento em Vila Feliz”.

2011 - Estreia do espetáculo “Acontecimento em Vila Feliz”, com direção de Léo Quintão. Apresentações dos espetáculos em repertório. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Viagens do espetáculo “Sexo”, para festivais e cidades do interior de Minas.

2012 - Curadoria e Produção do 21º Encontro SESI de Artes Cênicas. Viagens do espetáculo “Acontecimento em Vila Feliz” pelo interior de Minas, através de parceria com sindicatos rurais. Criação do Pierrot Teen - grupo de formação da Cia Pierrot Lunar. Sessões do Café com Cinema, cineclube gratuito da Cia.

2013 - Curadoria e Produção do 22º Encontro SESI de Artes Cênicas. Programação comemorativa dos 20 anos da Cia. Intercâmbios. Estreia do espetáculo “Tudo de Nós”, do Pierrot Teen, grupo de formação da Cia Pierrot Lunar, com direção e dramaturgia de Léo Quintão e Juarez Guimarães Dias. Falta de patrocínio para novo espetáculo. Saída de integrantes. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Temporada do espetáculo em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto, com Priscilla Cler. Oficinas de Inverno da Cia. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar. Produção do documentário “Teatro de Grupo - Pierrot Lunar 20 anos - 1993 - 2013”, ainda em fase de finalização.

2014 - Participação do espetáculo de rua “Acontecimento em Vila Feliz”, no FIT/BH. Reestruturação da Cia. Ampliação das áreas de atuação. Viagens do espetáculo de rua “Acontecimento em Vila Feliz”, por diversos festivais do Brasil. Programação do Espaço aberto Pierrot Lunar. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Temporadas do espetáculo em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto, com Priscilla Cler. Oficinas de Inverno da Cia. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar.

2015 - Lançamento do CURTA DANÇA - mostra de danças curtas. Lançamento do Café com Cinema - edição curtas jovens realizadores. Temporadas dos espetáculos em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias” e “Acontecimento em Vila Feliz”. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto e Consciência Corporal, com Rubens Aredes. Lançamento do Aberto Para o Jantar - coma, beba e seja feliz, evento gastronômico da Cia Pierrot Lunar. Leitura dramática de “Bodas de Sangue”, no Memorial Vale, com o elenco original de 1993 e Cida Falabella no papel principal. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar.

2016 - Segunda edição do CURTA DANÇA - mostra de danças curtas. Sessões gratuitas do Café com Cinema, cineclube da Cia. Temporadas dos espetáculos em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias” e “Acontecimento em Vila Feliz”. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto e Consciência Corporal, com Rubens Aredes. Oficina de Dramaturgia com Vinícius Souza e Luis Alberto de Abreu, para levantamento de mote para novo espetáculo da Cia. Lançamento de edital do Pierrot Teen 2016, grupo de formação da Cia Pierrot Lunar. 5 edições do Aberto Para o Jantar - coma, beba e seja feliz, evento gastronômico da Cia Pierrot Lunar. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar.

2017 - Temporada do espetáculo em repertório “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto e Consciência Corporal, com Rubens Aredes. Ensaios do novo espetáculo da Cia Pierrot Lunar, “Um Pouco de Ar, Por Favor”, com direção de Chico Pelúcio. 2 edições do Aberto Para o Jantar - coma, beba e seja feliz, evento gastronômico da Cia Pierrot Lunar. Cursos, oficinas, palestras e ensaios com o novo Pierrot Teen. Ensaio do espetáculo “Meus Cliques”, do Pierrot Teen, grupo de formação da Cia Pierrot Lunar, com direção de Neise Neves e Léo Quintão. Filmagem do longa metragem “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”, com direção de Carlos Canela, inspirado no espetáculo e no romance FALAR, que deu origem ao espetáculo. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar.

2018 - Lançamento do edital da terceira edição do CURTA DANÇA - mostra de danças curtas, que acontecerá em junho de 2018. Comemoração dos 10 anos do Espaço Aberto Pierrot Lunar, em junho. Curso residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar, Canto e Consciência Corporal, com Rubens Aredes. Ensaios do novo espetáculo da Cia Pierrot Lunar, “Um Pouco de Ar, Por Favor”, com direção de Chico Pelúcio, que estreiou em 20 de abril. Programação com espetáculos de teatro, dança e música durante todo o ano, realizadas no Espaço Aberto Pierrot Lunar. 19º edição do Bazar de Histórias, em dezembro.

2019 - Nova temporada do espetáculo Um Pouco de Ar, Por Favor, durante a 45ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, no CCBB, em janeiro. Lançamento do edital da quarta edição do Curta Dança - mostra de danças curtas.
Reforma do telhado (camarim e depósito de material e parte técnica) do Espaço Aberto Pierrot Lunar em fevereiro e março.
Circulação do espetáculo Um Pouco de Ar, Por Favor por 5 cidades do interior de São Paulo (Araraquara, Birigui, Franca, Marília e Rico Claro), por meio do edital SESI VIAGEM TEATRAL - espetáculos inéditos 2019.
Lançamento do Curso REINVENTA - Narrativas de Si, com Neise Neves.

2020 - O ano começa com um nova temporada do espetáculo Um Pouco de Ar, Por Favor, durante a 46ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, no teatro Marília, em fevereiro.
O Espaço Aberto Pierrot Lunar passou por pequena reforma, incluindo pintura de paredes, banheiros e uma nova cozinha. Todo grid foi alterado, criação de novos pontos de luz, cabeamento, varas e novo mapa.
Em março de 2020, a PANDEMIA da COVID 19 para todas as atividades da Cia e do Espaço Aberto Pierrot Lunar. 
Criação do QUARENTENA TEATRAL, um projeto da Cia para leitura de textos clássicos, modernos ou que já foram montados pelo grupo.
Captação do projeto Plurianual do Espaço Aberto Pierrot Lunar, para a manutenção e programação.
Montagem do primeiro trabalho totalmente digital da Cia Pierrot Lunar, ANTIGAMENTE É QUANDO? A convite do SESC Palladium, a cia desenvolve um trabalho feito em casa, para o Instagram e com duração de 30 minutos e ao vivo.
Dezembro foi mês de BAZAR DE HISTÓRIAS ao vivo pelo canal do YouTube da Cia Pierrot Lunar/Espaço Aberto Pierrot Lunar.
O ano termina com o lançamento da Chamada para Seleção Espaço Aberto Para Ensaios.

2021 Em função da PANDEMIA da COVID 19, todas as atividades da Cia e do Espaço Aberto Pierrot Lunar estão sendo transmitidos pelas redes sociais, Instagram, Facebook e YouTube. 
Em 29 de janeiro foi divulgado o resultado da Chamada para Seleção Espaço Aberto para Ensaios.
Encerrando o mês de fevereiro aconteceu o MÚSICA ABERTA 2021, o encontro entre Luiz Rocha e Clara Ernest. O evento foi realizado em nossa sede, o Espaço Aberto Pierrot Lunar e transmitido ao vivo para o nosso canal no YouTube.
Em março, precisamente no dia 8, acontece a abertura do MULHERES EM CENA, com o bate papo os Papéis da Mulher Artista, com a mediação de Ana Regis e a participação de Neise Neves (gestora da Cia Pierrot Lunar) e das atrizes Marina Viana e Kelly Crifer, respectivamente dos espetáculos A MULHER QUE ANDAVA EM CÍRCULOS e ENSAIO PARA A SENHO AZUL. Os espetáculo tiveram suas gravações adiadas em função da Covid 19, mas serão gravados e exibidos em nosso canal no Youtube.
Lançamento do Chamamento MOSTRA 4 por 1 - uma mostra de quatro experiências em teatro digital, inéditas ou não, tendo apenas um ator ou uma atriz em cena, a serem exibidas em transmissão ao vivo pela internet, no canal da Cia Pierrot Lunar/Espaço Aberto Pierrot Lunar, no mês de abril de 2021.

2022

2023


Site Cia Pierrot Lunar

Blogs do Espaço Aberto e de espetáculos e projetos

Páginas no Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas Janelas para o Teatro - reflexão com a Cia Pierrot Lunar

  NOVAS JANELAS PARA O TEATRO - reflexão com a Cia Pierrot Lunar A convite do Centro Cultural da UFMG, Neise Neves - atriz e fundadora da Cia - apresenta uma reflexão da Cia Pierrot Lunar sobre o Teatro Digital. Neise Neves Atriz, gestora cultural, professora e cantora, graduada em Comunicação Social e Pós-Graduada em Gestão Cultural. Atriz formada pela Fundação Clóvis Salgado, fundadora e integrante da Cia Pierrot Lunar e atual gestora do Espaço Aberto Pierrot Lunar. É atriz e produtora nos espetáculos da Cia, trabalha como preparadora de elenco e atua no cinema e audiovisual.

Agenda - Crítica

Programa AGENDA, da Rede Minas Crítica de Bremmer Guimarães Espetáculo Um Pouco de Ar, Por Favor, da Cia Pierrot Lunar Direção Chico Pelúcio. Dramaturgia de Luis Alberto de Abreu. Atuação de Jussara Fernandino, Neise Neves e Léo Quintão

Programa AGENDA - 25 anos Cia Pierrot Lunar

Entrevista para o Programa AGENDA, da Rede Minas, sobre os 25 anos da Cia Pierrot Lunar #eusoupierrot